segunda-feira, 11 de abril de 2011

O início: lembrete e desafio.

Deixar que me leiam é um desafio. Um desafio que exige, frustra e recompensa. 
A idéia de ter um leitor pode ser exaustiva e estar exausta requer coragem... Por outro lado, os tantos cadernos antigos com rabiscos e desajeitadas tentativas literárias clamam por liberdade - e talvez, quem sabe, agora ganhem novos olhos leitores que não os meus.
Aos poucos - meio que como a mãe cautelosa que experimenta a água antes de confiar o seu bebê à banheira - fui publicando pequenas notas no facebook, lançando reflexões, por vezes tão tolas, no twitter e lapidando a idéia de ter um blog.

Cada elemento deste blog foi e será pensado. O nome 'Epifanias Wilwarianas' carrega muito de mim. Epifanias é  - além de uma referência ao maravilhoso 'Pequenas Epifanias' de Caio Fernando Abreu, o lembrete de um objetivo pessoal: viver, a cada novo aprendizado, dentro ou fora da Medicina, epifanias cotidianas.
Já 'Wilwarianas' vem de Wilwarin - palavra que significa 'borboleta' em quenya (língua élfica criada pelo mestre J.R.R Tolkien). E por que borboleta? 
Bom, borboleta é o significado do meu nome. Vanessa é um nome cunhado por Jonathan Swift (autor de 'As viagens de Gulliver') a partir do início do sobrenome de sua amante Esther 'Van'homrigh. O nome Vanessa foi citado por Swift pela primeira vez em 1726 no poema Cadenus e Vanessa e o autor atribuiu a ele o significado de 'borboleta'.
Para mim, 'borboleta' é um nome que soa lindo em diversos idiomas, em especial o espanhol 'Mariposa' que a palavra em si já imita o pousar suave das asas uma butterfly.


Que 'Epifanias Wilwarianas' seja um refúgio para as minhas randômicas e multifacetas visões de iniciante na medicina e de amante incondicional das letras.

2 comentários:

  1. Lindas palavras... tenho certeza que elas farão parte da vida de muitos leitores. Estarei sempre esperando ansioso por elas. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vanessa!
    Belo post. Que você continue abusando da tua inspiração pra nos brindar com mais textos seus.
    Bj

    ResponderExcluir